top of page
Buscar
  • Foto do escritorMaria Rejane Arboite

O Sentimento de Improdutividade

Atualizado: 30 de jun. de 2020


Quantos de nós já chegamos ao final do dia com a sensação de que fizemos várias coisas, muitos

compromissos, passamos ocupados, porém, nos sentimos improdutivos?

É que a produtividade pessoal passa por dois aspectos: expectativa e planejamento.

O planejamento diário contribui muito para criarmos uma expectativa realista, ou seja, o que realmente cabe naquele número de horas? Quais são as prioridades do dia? Quais são os resultados que posso alcançar?

O ato de planejar reduz a ansiedade, sendo essa por vezes, a vilã que rouba o nosso ânimo e motivação.

Vale ressaltar que “não ter tempo pra nada” pode ser uma desculpa, ou um discurso pronto que usamos para disfarçar a nossa dificuldade de organizar a rotina e estabelecer prioridades. Até por que o “ tempo é um dos poucos recursos que todas as pessoas tem igualmente.” (Gabriel Costa). Portanto, estar ocupado não é sinônimo de ser produtivo. Existem algumas diferenças de postura:


Postura 01: Ocupar o tempo versus aproveitar o tempo - Dificilmente uma pessoa ocupada entregará algo antes do prazo. Em compensação, a pessoa produtiva sempre pensa em formas de entregar além do esperado, ou seja, aproveitar o tempo e não ocupar o tempo.


Postura 02: Fazer o que acontece versus fazer acontecer - Uma pessoa “ocupada” se distrai facilmente. Isso acontece porque, sem um objetivo claro, qualquer interrupção parece relevante e o que é importante, mas não é urgente fica sempre deixado pra depois. A pessoa produtiva sabe que precisa alcançar um objetivo importante. Ação! Fazer acontecer às prioridades planejadas e não ser engolido pelas atividades e distrações que aparecem ao longo do percurso.


Postura 03: Seguir as regras versus criar as regras - Pessoas produtivas fazem questão de entender exatamente onde precisam chegar, porque aquilo precisa ser feito e qual o impacto que aquela atividade gerará. A partir disso, elas criam seus próprios planos e os executam de maneira eficiente.

Apropriei-me um pouco de palavras e pensamentos de Gabriel Costa e Millor Machado alguns dos autores do Livro Produtividade sem Enrolação.


46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page