top of page
Buscar
  • Foto do escritorMaria Rejane Arboite

Competência e Desempenho Profissional dois elementos do mesmo construto

Atualizado: 30 de jun. de 2020


Tanto a competência como o desempenho profissional são fatores dinâmicos quando pensamos em desenvolvimento. Mas o que isso quer dizer?

A competência considerando os aspectos conceituais, de modo geral, é formada pelo tripé do conhecimentos (saber), habilidade (saber fazer) e atitudes (saber ser). Só conseguimos evidenciar se um profissional possui a competência necessária para enfrentar determinada situação de trabalho quando ele age. Assim sendo, a ação é na verdade o elo que liga sua capacidade (competência) ao seu desempenho (resultado/entrega).


É dinâmico, pois quando um profissional não consegue alcançar o desempenho esperado, tanto ele quanto o seu líder deveriam observar quais as razões que estão influenciando ou atrapalhando a sua ação. Podem ter causas pertinentes a própria competência, considerando os três elementos, ou outros, como motivação, interesse, sentidos atribuídos ao trabalho, cultura organizacional, sistema de liderança, etc.

Essa foi a temática discutida no nosso último encontro com os participantes das empresas que compõe o Sinmaqsinos. realizado no espaço Arena da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS)


A intenção foi despertar a reflexão dos líderes no sentido de compreenderem melhor o contexto do desempenho profissional. A avaliação de desempenho é uma politica formal e por vezes pontual, ocorre uma vez ao ano, porém o desempenho profissional é dinâmico e deve ser gerido de modo adequado principalmente em relação a quais fatores são alavancadores positivos ou negativos.




22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page